domingo, 12 de maio de 2013

METRÔ DE CURITIBA ???



O METRÔ DE CURITIBA

A implantação do metrô em Curitiba já completou duas décadas de discussão.
Muito já se foi gasto em projetos,eleições se decidiram com a promessa de implantação,
eventos foram organizados para anunciar os investimentos e na prática,até agora,quase nada foi feito.
Paralelamente,a cidade cresce,com a região metropolitana arcando com o inchaço populacional de quase todo o estado e a demanda por transporte aumentando em escala geométrica.O ex-prefeito Jaime Lerner,
tido como uma das grandes autoridades de urbanismo do país(e com renome internacional),disse que o metrô não é a solução para Curitiba. Mesmo assim,prefeitos se sucedem discutindo a questão por último,
Gustavo Fruet desfaz o que foi feito pela gestão anterior,alegando que as estimativas estavam erradas.
O ponto crucial da questão é que Curitiba permanece sem ter um transporte de massa e com isso, os carros se multiplicam pelas ruas da cidade.O centro curitibano é geograficamente pequeno e o tamanho das ruas é praticamente o mesmo de quando cidade tinha pouco mais das autoridades 600 mil habitantes.

A comissão de revisão do projeto do metrô apontou vários aspectos de modelagem original que podem ter forte impacto negativo sobre o projeto e comprometer sua execução.é o caso da demanda de passageiros,que foi superestimada,e do orçamento,que é subestimado.
No projeto,foi estimada uma demanda de passageiros mais alta do que de fato poderá ocorrer.O centro da demanda previsto seria de 470 mil passageiros por dia, mas estudos anteriores, feitos pela URBS e pelo IPPUC , ja recomendavam que essa projeção seria o teto, não o centro.Na verdade,470 mil passageiros por dia era para ser o teto da banda de remuneração do concessionário, e não o alvo.A demanda real é calculada em torno de 400 mil passageiros por dia. Co o número de 440 mil passagens por dia, a Prefeitura teria que absorver um subsidio anual de 144 milhões.

Daqui a pouco teremos eleições novamente , e ouviremos muito sobre esse tão falado metrõ, sera que esse assunto ainda rende votos ?


Nenhum comentário:

Postar um comentário